PALETA DAS CORES

 

Introdução

Tarefas

Recursos

Processo

Avaliação

Conclusão

                                                 

 

INTRODUÇÃO

          

Vamos iniciar a abordagem à cor pelo estudo da luz-cor, porque sem luz não existe cor.

Quando a luz branca possuidora de todas as cores-luz incide num objecto, constituído por determinada matéria, alguns comprimentos de onda são absorvidos, enquanto outros são reflectidos pela matéria que o constitui.

A cor e a luz são indissociáveis. Sem luz, o nosso mundo seria sem cor.

A cor dos objectos não é uma propriedade física constante, pois a matéria não possui luz própria. Para  ser percebida, a cor necessita de uma fonte luminosa a incidir sobre ela.

A cor é um fenómeno óptico.

É uma sensação que se forma no interior do nosso cérebro através de fenómenos físicos que reconhecemos pela percepção.

Vamos então estudar a cor, de uma maneira diferente, interactiva e motivadora.

 

Topo

 

 

 

Para facilitar a tarefa, é necessário:

  • Dividir a turma em 6 grupos (de 4 elementos) e escolher um dos temas que vos é proposto no item referente ao processo.

  • Recolher informação, imagens e construir pequenos textos

  • Estar atentos aos recursos que vos são sugeridos

  • Construir um painel ( formato A2 ) ou cartaz com o que pesquisaram, usando os textos e as imagens recolhidas de modo a ilustrar o tema seleccionado

  • Realizar o trabalho durante quatro blocos de 90 minutos

Apresentar o trabalho final oralmente na sala de aula

Realizar uma exposição no átrio da escola para os restantes alunos e comunidade escolar

 

Topo

 

 

RECURSOS

 

Para facilitar a realização do vosso trabalho:

  • Poderão consultar os recursos da Internet aqui indicados, o Manual de Educação Visual adoptado, outros Manuais e também Enciclopédias.

  • Seleccionar a sequência das tarefas a cumprir.

  • Conceber a apresentação final do cartaz de forma criativa e expressiva.

 

  TEMAS

RECURSOS

   COR - LUZ

 

Teoria da Cor

A importância da luz na percepção da cor

Espectro solar

 A teoria da cor e da luz

Teoria de Isaac Newton

COR  PIGMENTO

 

Cor pigmento-Teoria da cor

A cor nos objectos

Cor pigmento experiências

Cor pigmento

Cores quentes/frias

Como capta a cor o olho humano

   CIRCULO CROMÁTICO

Teoria da cor

QUALIDADES DA COR

A cor

Distinção das cores

SIMBOLOGIA DA COR

 

Simbologia da cor

Simbologia da cor - Azul/Vermelho

Simbologia das cores primárias

A COR NA NATUREZA

 

Enciclopédia

Manual Adoptado de Educação Visual
7º 8º 9º Anos do 3º Ciclo do Ensino Básico

Elza Ramos e Manuel Porfírio

Cor pigmento-Teoria da cor

A cor dos peixes

 

 COR COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO

 

Manual de Educação Visual
7º e 8º Ano Porto Editora
António Modesto e Maria Ferrand

Sinalética

Cor pigmento-Teoria da cor

                                                                                

A COR NA ARTE

Pintores/pinturas

                                                            

Topo

 

 

PROCESS0

 

Então, vamos começar!

Em grupo, escolhe um dos temas  e tenta responder às questões que  são propostas no quadro abaixo.

Para tal, deves seleccionar e pesquisar os sites/endereços que te são indicados no item Recursos, nos manuais e também em jornais ou revistas.

Deves fazer uma leitura atenta da informação contida nos endereços indicados e tomar nota dos principais conteúdos, assim como recolher imagens para que possas ilustrar o teu cartaz.

  TEMAS

QUESTÕES

 COR - LUZ

Como se "medem "as cores?

Porque se diz que sem luz não há cor?

Quem inventou o espectro solar?

O que é o espectro solar?

Quantas cores é possível observar no espectro solar?

O que é a cor-luz?

Quantas cores existem no arco íris?

Qual a ordem dessas cores?

O que é uma síntese aditiva?

COR PIGMENTO

 

O que é a cor pigmento?

Explica porque é que uma laranja tem cor laranja?

Explica porque é que uma camisola é azul?

Como capta a cor o olho humano?

O que é uma mistura de síntese subtractiva?

Quais são as cores consideradas quentes ?

Quais são as cores consideradas frias?

Quais são as cores consideradas neutras?

 

CIRCULO    CROMÁTICO

Quem foi o autor deste circulo?

Qual a sua profissão?

Quantos grupos de cores considerou?

O que são cores primárias? Identifica-as.

O que são cores secundárias? Identifica-as.

O que são cores intermédias? Identifica-as.

O que são cores complementares? Identifica-as.

QUALIDADES DA COR

O que são tonalidades de cor?

O que é intensidade ou saturação?

O que é luminosidade ou valor?

Como se diferenciam as cores umas das outras?

Explica o que é um contraste de:

  • cores primárias

  • claro/escuro

  • quente/frio

  • qualidade

  • simultâneo

  • complementar

  • qualidade

SIMBOLOGIA DA COR

Qual a simbologia atribuída às seguintes cores?

  • branco

  • verde

  • vermelho

  • azul

 

A COR NA NATUREZA

 Identifica espécies animais e ou vegetais que comunicam pela cor.

Identifica situações em que a natureza comunica connosco.

O que dá cor aos peixes?

Porque mudam eles de cor em alguns momentos das suas vidas.

A COR

COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO

Identifica situações em que a cor influência o nosso comportamento

Identifica a cor atribuída à seguinte sinalética:

  • proibição

  • perigo

  • obrigação/informação

  • atenção

  • informação especial                                     

A COR NA ARTE

 

Identifica o período da história da arte, em que as pinceladas de cor representavam a realidade observada. Porquê?

Indica o nome de pelo menos dois pintores desse período.

Indica o nome de pelo menos duas pinturas desse período.

 

Topo

 

 

AVALIAÇÃO

 

No final do trabalho, cada grupo de alunos, deverá apresentar o produto final  do seu trabalho "Cartaz" aos restantes colegas na sala de aula.

Seguidamente, far-se-á uma exposição dos trabalhos  no átrio da escola, de modo a que toda a comunidade escolar possa ver o vosso trabalho.

Considerando o vosso empenho na concretização das várias tarefas propostas, a avaliação irá ser feita tendo em conta as seguintes parâmetros:

 

 

Apreciação

INSUFICIENTE

SUFICIENTE

BOM

MUITO BOM

Pesquisa de Informação

       

Tratamento de Dados

       

Criação de Propostas

       

Cooperação no Trabalho de Grupo

       

Apresentação e Qualidade do Produto Final

       

                                                                                                  

Topo

 

 

CONCLUSÃO

Esperamos, que todos tenham gostado de "misturar" as cores das vossas opiniões  nesta paleta de modo a responderem às questões e a fazerem correctamente a tarefa que vos foi proposta.

Foi uma tarefa colectiva, onde alunos e professores abordaram de um modo diferente este conteúdo programático.

Saber sobre a cor não é só pintar!

 

Helena Maria Oliveira Fajardo Ferreira

 Novembro de 2006